Novo Interface do ORCID

14 de Setembro, 2021

Foi anunciada em agosto de 2021 uma nova interface do website ORCID. Esta alteração teve como propósito a melhoria da experiência do utilizador considerando os seguintes princípios-chave:

Acessibilidade: eliminou as barreiras à utilização para todos, independentemente da sua capacidade, tecnologia ou contexto situacional.

Coerência: assumiu padrões e comportamentos consistentes em toda a interface do utilizador.

Eficiência: os componentes e padrões passaram a ser reutilizáveis e repetíveis sempre que possível.

Clareza: tornou a legibilidade fundamental, através de uma interface limpa, clara e simples que destacou a informação mais importante.

Desempenho: o pedido de registo tornou-se mais rápido e responsivo.

Quais são as principais alterações na interface do ORCID?

Layout

Para melhorar a legibilidade, foi desenvolvido um layout moderno, baseado em grelha que se adapta para proporcionar a melhor utilização da página, independentemente do dispositivo utilizado (telemóvel, tablet ou computador), as fontes das letras e o espaçamento de páginas foram ajustados e, por fim, foi introduzida uma hierarquia visual clara para que as áreas mais importantes tenham maior destaque.

Nomes

A secção do nome agora torna mais percetível o nome principal do autor, ao mesmo tempo que agrupa todos os nomes que por ele possam ser utilizados.

Barra Lateral

O ORCID é agora percetível e claro, assumindo lugar de destaque. Além disso, as informações pessoais visíveis ao público foram agrupadas na barra lateral.

Secção das Atividades

A secção das Atividades sofreu uma delimitação mais clara em cada secção (emprego, educação e formação, trabalhos, financiamentos, entre outros), através da possibilidade de minimizar e expandir todas as secções de uma só vez ou isoladamente e com a introdução de ícones mais claros e padrões de design consistentes.

Aceda já ao seu ORCID para ver todas estas novidades! https://orcid.org/

Was this post helpful?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Relacionados

Os workshops do 1º Encontro PUBIN: revistas e comunicação científica para a ciência aberta já estão definidos.  – O caminho da indexação: dos agregadores e diretórios às bases de dados internacionais. – Boas práticas e inovações na publicação científica: linhas prioritárias de ação rumo à Ciência Aberta. Junte-se a nós nesta jornada, onde estará
28 de Março, 2024
O 1º Encontro PUBIN: revistas e comunicação científica para a ciência aberta já tem keynote confirmado. Referimo-nos a Johan Rooryck, diretor executivo da cOAlition S. Pode aceder a mais informação sobre o keynote aqui. Relembramos que as inscrições se encontram abertas e que a submissão de Flash Talks decorre até dia 4 de abril.
14 de Março, 2024
Estão abertas, até dia 12 de junho, as inscrições para o 1º Encontro PUB IN: revistas e comunicação científica para a ciência aberta que se realiza no dia 19 de junho, no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa. O programa prevê a realização de workshops técnicos, sessões de flash talks para
4 de Março, 2024
No 1º Encontro PUBIN: revistas e comunicação científica para a ciência aberta, que se realiza no dia 19 de junho, no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, pretendemos dar espaço à comunidade para a partilha de projetos, experiências e boas práticas nos processos de gestão editorial que destaquem publicações inteligentes, inovadoras e integradas.
21 de Fevereiro, 2024
O 1º Encontro PUB IN: revistas e comunicação científica para a ciência aberta realiza-se no dia 19 de junho, em Lisboa. Neste 1º Encontro PUB IN, que se realiza presencialmente em Lisboa, pretendemos reunir a comunidade editorial nacional com o intuito de desenvolver competências técnicas, capitalizar saberes e práticas e promover a partilha de boas práticas. Saiba
14 de Fevereiro, 2024
Skip to content