Programa

09h30-10h00 | Registo

10h00-10h30 | Abertura

10h30-12h00 | Painel Temático – Acesso Aberto Diamante: rumo a uma comunidade nacional e global

Keynote: Johan Rooryck, Diretor Executivo da CoAlition S e professor visitante na Universidade de Leiden.

12h00-13h00 | Flash Talks: Sessão 1

  1. Modelo para antecipar rejeições no editorial pre-check – Joana C. Prata, University Institute of Health Sciences.
  2. Modelo de gestão editorial da Revista Portuguesa de Medicina Geral e FamiliarPaulo Santos (Faculdade de Medicina da Univerisidade do Porto), Ana Luísa Neves (Imperial College London), Ana Rita Jesus Maria (Universidade NOVA de Lisboa), Tiago Maricoto (Universidade da Beira Interior), Alberto Hespanho (Faculdade de Medicina da Univerisidade do Porto).
  3. elingUP: uma revista de linguística de e para estudantesRute Rebouças, Ana Sofia Pinto, Inês Cantante, Mariana Ribeiro, António Leal, Purificação Silvano, Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
  4. A integração da Revista de Enfermagem Referência no Serviço de Alojamento de Revistas Científicas – Daniela Lourenço Pinto, Susana Oliveira, Tereza Maria Mendes Diniz de Andrade Barroso, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).
  5. Revista Conservar Património: 4 anos com a PUB INElin Figueiredo (Universidade NOVA de Lisboa), Silvia Sequeira (Laboratório José de Figueiredo, Museus e Monumentos de Portugal), Ana Claro (Universidade NOVA de Lisboa), Salima Rehemtula (Universidade NOVA de Lisboa). 
  6. Integrando inovação na tradição: os desafios do novo ciclo da Revista Pensar EnfermagemPaulo Seabra, Helga Rafael Henriques, Florinda Galinha de Sá, Pedro Lucas, Marcelle Miranda da Silva, Márcia Pereira, Patrícia Silva Pereira, Andreia Costa, Revista Pensar Enfermagem.

13h00-14h00 | Almoço

14h00-15h45 | Workshops

Workshop – Boas práticas e inovações na publicação científica: linhas prioritárias de ação rumo à Ciência Aberta.

Este workshop pretende orientar as equipas editoriais das revistas científicas nas principais linhas de ação, para que as suas publicações estejam em conformidade com a ciência aberta.
O workshop divide-se em dois grandes eixos:
– Alinhamento com a ciência aberta, incluindo também as principais inovações na publicação científica, nomeadamente a publicação contínua, a revisão por pares aberta, aceitação de preprints, os identificadores de autor e de publicações, a declaração de contribuição de autores, e o formato de publicação JATS-XML.
– Boas práticas editoriais, assente na gestão e publicação online dos trabalhos, na preservação digital e na interação entre recursos.
Ao longo do workshop serão partilhados casos reais de implementação de equipas editoriais sobre as referidas temáticas.

Workshop – O caminho da indexação de revistas: dos agregadores e diretórios às bases de dados internacionais.

A indexação de revistas científicas é, geralmente, o objetivo mais premente dos diretores e editores. Para ser alcançado, existe um caminho a percorrer e um conjunto de boas práticas a aplicar.
Este workshop pretende orientar as equipas editoriais das revistas científicas em como ser aceites em agregadores, diretórios e bases de dados internacionais. Serão apresentados as boas práticas e critérios globais para ter uma revista pronta a ser submetida a indexação e apresentados casos práticos de revistas que foram bem sucedidas.

15h45-16h15 | Intervalo

16h15-17h00 | Flash Talks: Sessão 2

  1. Desbravando novos horizontes: a EduSer rumo à Scielo PortugalClarisse Pais, Elza Mesquita, Alexia Dotras Bravo, Carlos Casimiro da Costa, Elisabete Mendes Silva, Ilda FreireRibeiro, Isabel Chumbo, Jacinta Casimiro da Costal, Maria Raquel Patrício, Paula Fortunato Vaz, Instituto Politécnico de Bragança.
  2. Modernização dos processos de gestão editorial: o percurso de três revistas da Universidade de AveiroAndrea Martins, Bella Nolasco, Filipe Bento, Rita Gonçalves, Susana Lopes, Universidade de Aveiro.
  3. Portal das Revistas Científicas da Universidade Católica PortuguesaCláudia Catanho, João Dias, Universidade Católica Portuguesa.
  4. Implementação do OJS, a experiência da Universidade do AlgarveEmília Pacheco, André Brito, Adriano Pinto, Miguel Dias, Universidade do Algarve. 
  5. Desenvolvimento de uma App para a Revista Portuguesa de Enfermagem de ReabilitaçãoJoão Pedro Oliveira (ULS S. João), Raquel Marques (ULS Gaia/ Espinho), Rui Pedro Silva (ULS S. João), Paula Topa (ULS Gaia/ Espinho) e José Alberto Pereira (ULS S. João).
  6. Aberto não é para sempre: a preservação digital de revistas científicas em PortugalCarla Marques, Susana Costa, Pedro Príncipe, Eloy Rodrigues, Universidade do Minho.

17h00-17h30| Zapping PUB IN

Apresentações dos serviços da iniciativa nacional PUB IN.

17H30-17h45 |  Encerramento

 
Skip to content