Apoio à Formatação JATS-XML

Este serviço disponibiliza informação de apoio, manuais, tutoriais, ferramentas e exemplos de processos para a formatação dos trabalhos publicados em JATS-XML.

O XML (Extensible Markup Language) é uma linguagem de marcação, que pode abarcar vários formatos. Um desses formatos é o JATS (Journal Article Tag Suite), que é a norma ISO Z39.96 e define um conjunto padrão de tags para marcar os metadados e o conteúdo dos artigos de revistas científicas. Por outras palavras, o JATS é um padrão internacional e aberto de comunicação científica que define o conjunto de elementos e atributos e identifica detalhadamente as estruturas, elementos bibliográficos, tabelas, textos, fórmulas, etc, que compõem os artigos, enriquecendo desta forma a semântica dos mesmos.

"o JATS-XML é um padrão internacional e aberto de comunicação científica"

Para saber mais sobre o JATS-XML e as suas vantagens, consulte o documento “Informações Básicas sobre o JATS-XML”. 

Se considerar pertinente implementar este formato de publicação poderá começar, em breve, pela “Documentação de Apoio ao JATS-XML”, assim como, com um documento de apoio no processo de decisão relativamente a que tipo de workflow adotar.

Novo Interface do ORCID

Foi anunciada em agosto de 2021 uma nova interface do website ORCID. Esta alteração teve como propósito a melhoria da experiência do utilizador considerando os seguintes princípios-chave: – Acessibilidade: eliminou

SciELO Portugal tem novo endereço web

A iniciativa SciELO Portugal tem vindo a ser reformulada no sentido de se adaptar às novas exigências tecnológicas, aos novos critérios e ao formato de marcação SciELO PS.   Neste processo optou-se por simplificar o endereço

Esta página foi útil?

Skip to content