Novo Interface do ORCID

14 de Setembro, 2021

Foi anunciada em agosto de 2021 uma nova interface do website ORCID. Esta alteração teve como propósito a melhoria da experiência do utilizador considerando os seguintes princípios-chave:

Acessibilidade: eliminou as barreiras à utilização para todos, independentemente da sua capacidade, tecnologia ou contexto situacional.

Coerência: assumiu padrões e comportamentos consistentes em toda a interface do utilizador.

Eficiência: os componentes e padrões passaram a ser reutilizáveis e repetíveis sempre que possível.

Clareza: tornou a legibilidade fundamental, através de uma interface limpa, clara e simples que destacou a informação mais importante.

Desempenho: o pedido de registo tornou-se mais rápido e responsivo.

Quais são as principais alterações na interface do ORCID?

Layout

Para melhorar a legibilidade, foi desenvolvido um layout moderno, baseado em grelha que se adapta para proporcionar a melhor utilização da página, independentemente do dispositivo utilizado (telemóvel, tablet ou computador), as fontes das letras e o espaçamento de páginas foram ajustados e, por fim, foi introduzida uma hierarquia visual clara para que as áreas mais importantes tenham maior destaque.

Nomes

A secção do nome agora torna mais percetível o nome principal do autor, ao mesmo tempo que agrupa todos os nomes que por ele possam ser utilizados.

Barra Lateral

O ORCID é agora percetível e claro, assumindo lugar de destaque. Além disso, as informações pessoais visíveis ao público foram agrupadas na barra lateral.

Secção das Atividades

A secção das Atividades sofreu uma delimitação mais clara em cada secção (emprego, educação e formação, trabalhos, financiamentos, entre outros), através da possibilidade de minimizar e expandir todas as secções de uma só vez ou isoladamente e com a introdução de ícones mais claros e padrões de design consistentes.

Aceda já ao seu ORCID para ver todas estas novidades! https://orcid.org/

Was this post helpful?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Relacionados

O webinar “Latindex e Critérios de Qualidade para Revistas Científicas” realiza-se dia 16 de novembro de 2022, entre as 11h00 e as 12h00.O diretório e o catálogo 2.0 do Latindex são o foco desta iniciativa PUB IN, que pretende dar a conhecer os critérios de registo e classificação das revistas neste sistema. A apresentação
2 de Novembro, 2022
O Plano S exige que, a partir de 2021, as publicações científicas que resultem de investigações financiadas por fundos públicos sejam publicadas em acesso aberto. A cOAlition S identificou aqui quais os requisitos que as revistas e as plataformas de acesso aberto devem cumprir para que os/as investigadores/as possam publicar os seus resultados de
24 de Outubro, 2022
A coAlition S lançou a 28 de setembro de 2022 o Journal Comparison Service (JSC), um serviço online, seguro e gratuito que visa trazer maior transparência ao esclarecer os serviços e as taxas de publicação que as revistas científicas e editoras cobram e permitir a sua comparação numa série de indicadores-chave. Os indicadores-chave dizem respeito sobretudo
12 de Outubro, 2022
O Projeto PUB IN vai realizar um webinar sobre Internacionalização e multilinguismo: O Fluxo Editorial Bilingue no OJS no dia 28 de setembro de 2022, entre as 11h e as 12h. A necessidade de promover o acesso universal e a hegemonia do modelo de publicação dos países anglo-saxónicos leva-nos a pensar em possíveis políticas e práticas
13 de Setembro, 2022
Informam-se as entidades editoras de revistas científicas que, de 25 de julho a 18 de setembro de 2022, se encontra aberto o período de manifestação de interesse e candidatura ao Serviço de Alojamento de Revistas Científicas (SARC), integrada na iniciativa nacional PUB In.  O SARC oferece um conjunto de serviços associados ao alojamento de
25 de Julho, 2022
Skip to content