Novo Interface do ORCID

14 de Setembro, 2021

Foi anunciada em agosto de 2021 uma nova interface do website ORCID. Esta alteração teve como propósito a melhoria da experiência do utilizador considerando os seguintes princípios-chave:

Acessibilidade: eliminou as barreiras à utilização para todos, independentemente da sua capacidade, tecnologia ou contexto situacional.

Coerência: assumiu padrões e comportamentos consistentes em toda a interface do utilizador.

Eficiência: os componentes e padrões passaram a ser reutilizáveis e repetíveis sempre que possível.

Clareza: tornou a legibilidade fundamental, através de uma interface limpa, clara e simples que destacou a informação mais importante.

Desempenho: o pedido de registo tornou-se mais rápido e responsivo.

Quais são as principais alterações na interface do ORCID?

Layout

Para melhorar a legibilidade, foi desenvolvido um layout moderno, baseado em grelha que se adapta para proporcionar a melhor utilização da página, independentemente do dispositivo utilizado (telemóvel, tablet ou computador), as fontes das letras e o espaçamento de páginas foram ajustados e, por fim, foi introduzida uma hierarquia visual clara para que as áreas mais importantes tenham maior destaque.

Nomes

A secção do nome agora torna mais percetível o nome principal do autor, ao mesmo tempo que agrupa todos os nomes que por ele possam ser utilizados.

Barra Lateral

O ORCID é agora percetível e claro, assumindo lugar de destaque. Além disso, as informações pessoais visíveis ao público foram agrupadas na barra lateral.

Secção das Atividades

A secção das Atividades sofreu uma delimitação mais clara em cada secção (emprego, educação e formação, trabalhos, financiamentos, entre outros), através da possibilidade de minimizar e expandir todas as secções de uma só vez ou isoladamente e com a introdução de ícones mais claros e padrões de design consistentes.

Aceda já ao seu ORCID para ver todas estas novidades! https://orcid.org/

Was this post helpful?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Relacionados

Informam-se as entidades editoras de revistas científicas que, de 25 de julho a 18 de setembro de 2022, se encontra aberto o período de manifestação de interesse e candidatura ao Serviço de Alojamento de Revistas Científicas (SARC), integrada na iniciativa nacional PUB In.  O SARC oferece um conjunto de serviços associados ao alojamento de
25 de Julho, 2022
A Cadernos de Arquivo Municipal é a primeira revista da Coleção SciELO Portugal a adotar a publicação contínua. A publicação contínua tem vindo a ser promovida no contexto do projeto SciELO Portugal, como uma das formas de resolver o problema com o cumprimento da periodicidade que muitas revistas enfrentam e também como forma de
8 de Julho, 2022
Um dos objetivos do projeto PUB In é fomentar a partilha de boas práticas entre a comunidade. Por isso, destacamos o caso da UMinho Editora, da Universidade do Minho (UMinho) que disponibilizou um boletim temático sobre a Publicação Contínua. No boletim é abordado o conceito de publicação contínua, a questão da organização e periodicidade,
18 de Maio, 2022
No dia 19 de abril de 2022 o projeto PUB IN organizou um webinar sobre “A adoção do JATS-XML na Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação”. No webinar foram apresentadas as motivações, a implementação efetuada, assim como as dificuldades encontradas no processo de adoção do JATS-XML. As apresentações estão disponíveis no website do Projeto PUB
21 de Abril, 2022
No dia 22 de março de 2022 o projeto PUB IN realizou um webinar sobre a Publicação Contínua. O webinar abordou a pertinência da publicação contínua, as vantagens, a sua execução através da plataforma OJS e, por fim, as suas implicações no contexto do SciELO Portugal. Já está disponível a gravação e a apresentação do webinar.
23 de Março, 2022
Skip to content