Draft do Toolkit de Políticas de Dados já disponível!

24 de Novembro, 2021

A gestão de dados de investigação tem vindo cada vez mais a ganhar a sua relevância nos processos de investigação científica, sendo até um requisito base para alguns financiadores.

Cientes da importância e das vantagens da definição de uma política de gestão de dados no contexto de uma revista científica, foi desenvolvido no contexto do PUB IN um “Toolkit de Políticas de Dados para Editoras e Revistas Científicas” que pretende servir de base para a sensibilização da temática e ao mesmo tempo orientar, de uma forma muito concreta, na definição de uma política para uma revista científica, independentemente da sua área científica.

Estão disponíveis vários eixos de análise em três níveis de exigência da política (básica, intermédia e avançada), permitindo a cada revista definir a sua política de acordo com o nível de implementação adequado.

A versão agora disponibilizada é uma versão preliminar do toolkit, pelo que agradecemos todo o tipo de feedback através do email .

Aceder ao Toolkit de Políticas de Dados para Editoras e Revistas Científicas!

Was this post helpful?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Relacionados

Um dos objetivos do projeto PUB In é fomentar a partilha de boas práticas entre a comunidade. Por isso, destacamos o caso do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta, do Serviço de Documentação e Bibliotecas (USDB), da Universidade do Minho (UM) que tem vindo a disponibilizar vários boletins temáticos. Um
18 de Maio, 2022
No dia 19 de abril de 2022 o projeto PUB IN organizou um webinar sobre “A adoção do JATS-XML na Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação”. No webinar foram apresentadas as motivações, a implementação efetuada, assim como as dificuldades encontradas no processo de adoção do JATS-XML. As apresentações estão disponíveis no website do Projeto PUB
21 de Abril, 2022
No dia 22 de março de 2022 o projeto PUB IN realizou um webinar sobre a Publicação Contínua. O webinar abordou a pertinência da publicação contínua, as vantagens, a sua execução através da plataforma OJS e, por fim, as suas implicações no contexto do SciELO Portugal. Já está disponível a gravação e a apresentação do webinar.
23 de Março, 2022
Skip to content