Journal Comparison Service (JCS) – maior transparência nos preços cobrados pelos serviços prestados pelas revistas científicas

12 de Outubro, 2022

A coAlition S lançou a 28 de setembro de 2022 o Journal Comparison Service (JSC), um serviço online, seguro e gratuito que visa trazer maior transparência ao esclarecer os serviços e as taxas de publicação que as revistas científicas e editoras cobram e permitir a sua comparação numa série de indicadores-chave.

Os indicadores-chave dizem respeito sobretudo à periodicidade, períodos entre a submissão até à decisão de aceitação, os APCs e preços de assinatura. Além disso, o JCS também fornece informação sobre como o preço é atribuído a um conjunto padrão de serviços, tais como a gestão da revisão por pares, serviços de pós-aceitação (copyediting, criação de XML, etc.), vendas e marketing.

As editoras devem registar-se no JCS e inserir as suas informações, a nível das revistas científicas, destacando os serviços que prestam e os preços que cobram de acordo com um dos quadros de preços e transparência de serviços aprovados pelo Plano S. O registo não sendo obrigatório, é bastante recomendado, na medida em que se as informações não estiverem inseridas no serviço, será informado aos/às utilizadores/as que as revistas científicas da editora não participam no serviço de comparação de preços e que, por isso, não será um local compatível com o Plano S para a publicação dos resultados de investigações.

As bibliotecas, os consórcios de bibliotecas e financiadores que negociam e participam em acordos de Acesso Aberto com editoras podem já inscrever-se no JCS para poderem aceder a estas informações.

Para explorar mais o JCS, pode vistar os seguintes links:

Quaisquer questões devem ser enviadas para .

Was this post helpful?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Relacionados

No 1º Encontro PUBIN: revistas e comunicação científica para a ciência aberta, que se realiza no dia 19 de junho, no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, pretendemos dar espaço à comunidade para a partilha de projetos, experiências e boas práticas nos processos de gestão editorial que destaquem publicações inteligentes, inovadoras e integradas.
21 de Fevereiro, 2024
O 1º Encontro PUB IN: revistas e comunicação científica para a ciência aberta realiza-se no dia 19 de junho, em Lisboa. Neste 1º Encontro PUB IN, que se realiza presencialmente em Lisboa, pretendemos reunir a comunidade editorial nacional com o intuito de desenvolver competências técnicas, capitalizar saberes e práticas e promover a partilha de boas práticas. Saiba
14 de Fevereiro, 2024
O webinar “Boas Práticas em Acesso Aberto Diamante” realiza-se no dia 6 de dezembro de 2023 entre as 14h00 e as 15h00. Esta sessão, coorganizada pelo projeto DIAMAS, tem como tema a qualidade e a sustentabilidade de revistas em acesso aberto diamante, ou seja, de revistas que não cobram taxas aos autores nem aos
7 de Novembro, 2023
Skip to content