European Diamond Capacity Hub (EDCH): serviços que fortalecem o ecossistema do Acesso Aberto Diamante

18 de Setembro, 2025

O European Diamond Capacity Hub (EDCH) é uma infraestrutura europeia dedicada a apoiar o modelo de Acesso Aberto Diamante, que assegura publicações científicas sem custos para autores nem leitores. Através de serviços digitais, colaborativos e abertos, o EDCH conecta revistas, editores, instituições e a comunidade académica, reforçando a sustentabilidade, a visibilidade e a qualidade deste modelo de publicação.

Serviços principais

  • Registry & Fórum – espaço de registo para revistas, plataformas e prestadores de serviços ligados ao Acesso Aberto Diamante, complementado por um fórum de discussão e partilha de boas práticas.

  • DOAS & Self-Assessment – o Diamond Open Access Standard (DOAS) define critérios de qualidade e sustentabilidade e através da ferramenta de autoavaliação, as revistas podem verificar o seu grau de conformidade e identificar áreas de melhoria.

  • Recursos & Guidelines – conjunto de orientações práticas e materiais de apoio para editores, prestadores de serviços e gestores de plataformas.

  • Plataforma de Formação (Training Platform) – cursos, módulos e recursos educativos sobre gestão editorial, interoperabilidade, indexação e sustentabilidade do modelo diamante.

Brevemente estarão ainda disponíveis os seguintes serviços:

  • Discovery Hub (DDH) – diretório de revistas diamante na Europa, que permitirá aumentar a visibilidade e facilitar a descoberta por investigadores e instituições.
  • Publishing Tools – ferramentas técnicas e software de apoio aos fluxos editoriais, interoperabilidade e gestão de metadados.

O EDCH convida revistas, editores e instituições a registarem-se, explorarem os serviços disponíveis e participarem ativamente nesta rede colaborativa, que tem como objetivo construir um sistema de publicação científica mais justo, inclusivo e sustentável.

Was this post helpful?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Relacionados

Encontra-se disponível a nova versão da metodologia de candidatura ao Catálogo 2.0 da Latindex. Esta revisão incorpora algumas mudanças, tais como: Requisito n.º 5 de candidatura – Transparência sobre cargos e Acesso Aberto: Revistas que são publicadas por instituições privadas ou editoras independentes e que cobrem taxas de qualquer natureza devem estar indexadas no
7 de Agosto, 2025
A partir de 2025, o Directory of Open Access Journals (DOAJ) atualizará os seus critérios de integração que constam no Guide to Applying, trimestralmente. O registo de alterações no final da página acompanha o histórico de versões dos critérios e também destaca as alterações mais recentes. Na atualização anterior, em março de 2025, foram
31 de Julho, 2025
Contexto  No âmbito da promoção da ciência aberta, da transparência na revisão por pares e da redução de custos no sistema de publicação científica, está a ser lançado um piloto nacional com o objetivo de convidar revistas científicas portuguesas a tornarem-se PCI Friendly Journals.  Esta iniciativa surge em articulação com a plataforma internacional Peer
11 de Junho, 2025
O DOAJ – Directory of Open Access Journals – está a transformar-se numa nova entidade legal, a Fundação DOAJ, entidade sem fins lucrativos, com nova sede na Dinamarca. Segundo comunicado oficial, essa transição garantirá sustentabilidade, simplificação organizativa e uma governação comunitária mais robusta. Para dirigir essa nova organização, foi estabelecido um novo Conselho da Fundação
16 de Abril, 2025
Skip to content