4.º Encontro PUBIN já tem data marcada

6 de Outubro, 2026

O 4.º Encontro PUBIN realiza-se nos dias 15 e 16 de abril de 2027, no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, reunindo novamente a comunidade envolvida na comunicação e publicação científica em Portugal.

Depois de três edições dedicadas à partilha de experiências, à discussão de desafios e à promoção de boas práticas na publicação científica e na Ciência Aberta, o PUBIN prepara agora mais uma edição do seu encontro anual.

Ao longo de dois dias, o 4.º Encontro PUBIN será um espaço de encontro e reflexão para editores, equipas editoriais, investigadores, bibliotecários, gestores de plataformas e outros profissionais ligados à comunicação científica, promovendo a partilha de conhecimentos e experiências e o debate sobre os desafios que marcam o atual panorama da publicação científica.

A edição de 2027 contará com o apoio do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, reforçando a colaboração entre instituições e comunidades que trabalham em torno da investigação, da comunicação científica e da Ciência Aberta.

Marque já na agenda!

Mais informações sobre o programa, inscrições e participação serão divulgadas brevemente.

Acompanhe o PUBIN nas redes sociais para não perder as novidades sobre o 4.º Encontro!

Was this post helpful?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Relacionados

Na iniciativa PUB IN pretendemos criar Grupos de Trabalho temáticos para apoiar o desenvolvimento e a implementação de boas práticas na edição e publicação científica em Portugal. Com estes grupos pretendemos reunir editores, técnicos e profissionais ligados à gestão editorial e comunicação científica, numa lógica de comunidade de prática, que desejem contribuir ativamente para
30 de Setembro, 2025
O GTT TECH promove uma nova sessão das Tech Clinics dedicada à atualização do Open Journal Systems (OJS). Com o título “Processo de atualização do OJS: casos de migração e novidades funcionais da versão 3.5.0.5”, a sessão pretende apoiar as equipas editoriais na preparação e gestão dos processos de atualização das suas plataformas de publicação
2 de Outubro, 2026
O projeto europeu AEGIS-OA está a desenvolver uma adaptação do Diamond Open Access Standard (DOAS) para a publicação de livros em Acesso Aberto Diamante e convida a comunidade a contribuir para este processo. O DOAS foi originalmente desenvolvido para apoiar a avaliação da qualidade e das boas práticas na publicação de revistas em Acesso
21 de Setembro, 2026
O European Diamond Capacity Hub (EDCH) tem o prazer de anunciar que recebeu apoio financeiro adicional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), reforçando o seu compromisso comum de promover a publicação em Acesso Aberto Diamante na Europa.
2 de Setembro, 2026
O PUBIN concluiu o projeto-piloto de avaliação da compatibilidade de revistas científicas portuguesas com o Diamond Open Access Standard — DOAS, uma iniciativa do European Diamond Capacity Hub destinada a reforçar a qualidade, a transparência e a sustentabilidade das revistas em Acesso Aberto Diamante. Enquanto nó nacional do EDCH, o PUBIN desenvolveu este piloto com um duplo objetivo: avaliar o
16 de Junho, 2026
Skip to content