Conteúdos
Categorias

Configurar o Plugin DataCite no OJS 3.x

Está aqui:
Voltar a Apoio

Open Journal Systems permite a atribuição de DOIs através do próprio software, o que permite um automatismo muito prático que pouca tempo à equipa editorial.

1 – Ativar Plugin

O primeiro passo será ativar o plugin de identificadores persistentes DOI. Para isso, no menu lateral esquerdo, vá a Configurações > Website > Plugins e na aba Plugins instalados, desça até aos Plugins de Identificadores Públicos e selecione a caixa de seleção à frente do DOI para o ativar.

2 – Configurar Plugin

Em seguida, para configurar o Plugin de atribuição de DOIs no OJS 3.x, vá a Ferramentas > Importar/Exportar > Plugin de Exportação/Registo DataCite.

Ao entrar no Plugin de Exportação/Registo DataCite, a primeira coisa que deve fazer é inserir nos campos apropriados o nome de utilizador e password que obteve para se autenticar no DOI Fabrica da DataCite. Será através desta conta que o OJS irá efetuar o depósito dos registos para atribuição dos identificadores persistentes.

Caso pretenda que o próprio sistema atribua automaticamente os DOIs sempre que publicar uma nova edição, não se esqueça de ativar a opção “O OJS depositará automaticamente os DOIs na DataCite. Esta ação pode demorar algum tempo a ser processada. Pode verificar todos os DOIs não registados”.

Se, por outro lado, prefere não ativar esta opção, consulte o tópico “Atribuir DOIS no OJS 3.x” para efetuar esta ação quando publicar um novo número.

3 – Estrutura do DOI

Em seguida, clique em “Configurações do Plugin DOI”, logo no início da página, para definirmos a forma como o sistema realizará a atribuição automática de DOI.

Depois de clicar, abrirá uma nova página, onde pode artigos para serem atribuídos os DOIs, em seguida inserir o prefixo DOI que foi designado à sua revista (e que pode verificar na sua conta na DataCite) e decidir que padrão pretende usar para construir o sufixo (tem 3 opções consoante o nível de personalização ou automatização da construção do sufixo).

Caso pretenda um sufixo personalizado, sugerimos duas opções (os DOIs apresentados abaixo são meros exemplos):

  • Versão curta: http://doi.org/10.1234/app.123 (Prefixo+sigla+ID)
  • Versão longa: http://doi.org/10.1234/app.v10.i2.123 (Prefixo+sigla+vol+num+ID)

Pode ainda, antes de terminar a configurações do plugin do DOI, atribuir o identificador a todos os artigos / números / composições finais (conforme o que tiver selecionado), clicando em Atribuir DOIs.

No final, clique em Guardar.

Neste momento, no menu principal do plugin, aparecer-lhe-á uma nova aba com o título “Artigos”. Se já tiver trabalhos com identificadores atribuídos, estes estarão listados nesta secção.

Anterior Atribuir DOIs no OJS 3.x
Seguinte Submissão Rápida no OJS
Skip to content