Informam-se as entidades editoras de revistas científicas que, de 17 de novembro de 2025 a 13 de fevereiro de 2026, se encontra aberto o período de manifestação de interesse e candidatura ao Serviço de Alojamento de Revistas Científicas (SARC).
Integrado na iniciativa nacional PUB IN, que surgiu para dar resposta às necessidades atuais da publicação científica e que é desenvolvido pela Universidade do Minho (UM) e a Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCCN – Serviços Digitais da FCT, o SARC oferece um conjunto de serviços associados ao alojamento de revistas científicas, tais como a gestão e manutenção das infraestruturas (equipamentos e software base) e das aplicações de suporte à gestão e operação das revistas científicas (ciclo de vida editorial e disponibilização de conteúdos). Estão excluídos do SARC todas as tarefas relacionadas com a componente editorial e de design da revista.
Esta candidatura incide sobre a modalidade SARC Light que inclui o apoio inicial à parametrização das aplicações de gestão e operação das revistas científicas e o serviço de apoio (helpdesk), não incluindo acompanhamento e consultoria às revistas, apenas a disponibilização do software como serviço.
As entidades editoras que estejam interessadas em alojar as suas revistas científicas no SARC deverão comunicar esse interesse enviando uma mensagem de correio eletrónico para o endereço com os seguintes elementos:
- Nome da instituição/editora;
- Breve caracterização da revista – 1 a 2 páginas com informação relevante sobre a revista: título da revista, periodicidade (meses de publicação), nome da entidade editora, área científica, ISSN, ISSN, Online (se aplicável), URL do sítio web da revista (se aplicável), períodos de embargo ao acesso aberto aos artigos (se aplicável), política de copyright, corpo editorial, política editorial (com/sem revisão), números publicados, número de artigos publicados nos últimos 3 anos;
- Breve caracterização da entidade editora – nome da editora, natureza e enquadramento organizacional (editora universitária, associação científica, etc.) e revistas publicadas;
- Identificação e contactos dos responsáveis
- Assinatura e aceitação da declaração de compromisso que caracteriza o serviço e define as responsabilidades da entidade gestora.
A candidatura será considerada elegível se cumprir todos os critérios de elegibilidade que se seguem:
- Revista científica, publicando maioritariamente artigos científicos (sem prejuízo da publicação de outras tipologias como notícias, recensões, cartas, revisões de literatura, etc.);
- Publicação de uma entidade portuguesa ou sedeada em Portugal;
- Publicação em acesso aberto da versão digital (sem prejuízo da existência de outras edições)
O processo de seleção valoriza as publicações que reúnem os seguintes requisitos:
- Revisão por pares dos artigos publicados;
- Existência de um conselho editorial com composição pública, privilegiando-se a diversidade;
- Maior longevidade da publicação e garantia do cumprimento das condições de periodicidade ou da publicação contínua anunciada;
- Maior número de artigos publicados nos últimos 3 anos;
- Adoção de boas práticas alinhadas com a Ciência Aberta (por exemplo, publicação contínua, revisão por pares aberta, publicação em formato JATS-XML, entre outras).
O processo de seleção terá ainda em conta a preocupação de se assegurar a maior diversidade possível de áreas científicas e de entidades editoras, pelo que mesmo que as revistas cumpram todos os critérios poderão não ser selecionadas.
As revistas que forem aceites terão de adotar as seguintes boas práticas e inovações na publicação científica, por forma a abraçar os conceitos de Ciência Aberta, nomeadamente:
- Uso de identificadores de autor; (obrigatória)
- Adotar a Publicação Contínua; (obrigatória)
- Adoção de revisão por pares aberta; (recomendada)
- Publicar textos completos no formato JATS-XML; (recomendada)
- Assegurar a disponibilização dos dados de investigação das publicações em repositórios próprios; (recomendada)
Da análise das manifestações de interesse resultará a seleção. Os resultados serão comunicados a todas as entidades editoras que apresentem manifestações de interesse. As revistas aceites neste processo de candidatura serão integradas no INDEXAR – Diretório de Recursos Digitais do Conhecimento e no Portal RCAAP.
As entidades editoras que não sejam selecionadas nesta fase ficarão desde já numa bolsa de candidatos que, mediante confirmação, integrarão a próxima fase de manifestações de interesse, para a seleção de mais instituições.
Para qualquer informação ou esclarecimento adicional deverão contactar o Projeto PUB IN através do endereço .