Conteúdos
Categorias

Adoção da Publicação Contínua no SciELO Portugal

Está aqui:
  • Apoio
  • SCIELO Portugal
  • Adoção da Publicação Contínua no SciELO Portugal
Voltar a Apoio

A principal finalidade da publicação contínua é acelerar o processo de comunicação dos resultados de investigação, na medida em que implica a sua disponibilização imediata para consulta, comentários e citação. Ao adotarem a modalidade de publicação contínua, as revistas deixam de acumular os artigos já aprovados à espera da edição do próximo volume e/ ou número.  

  1. A identificação, envio e estruturação dos artigos na modalidade de publicação contínua.  

A metodologia SciELO identifica e estrutura os artigos na modalidade de publicação contínua da seguinte forma:  

1.1. Os artigos são enviados após publicação ao SciELO Portugal por lotes, através do email . A constituição de cada lote (por um ou mais artigos) fica a critério de cada editor(a), assim como quando realiza o envio de artigos para publicação.

1.2. Os textos dos artigos devem ser enviados ao SciELO Portugal em ficheiros nos formatos XML e PDF (e imagens, se houver). Os textos em XML devem estar de acordo com o SciELO Publishing Schema (SPS).  

1.3. Os artigos no site SciELO ficam organizados por edição (número e/ou volume, se aplicável) e secções. Dentro de cada secção a organização é do mais antigo para o mais recente. Veja o exemplo seguinte. 

1.4. Identificador eletrónico 

Todos os artigos perdem a informação de paginação sequencial (1-x) e passam a apresentar um identificador eletrónico denominado elocation-id. Este identificador deve ser único dentro do volume e/ou número e é da responsabilidade dos(as) editores(as) criá-lo e controlá-lo. No PDF pode manter a numeração de páginas, mas não poderá ser sequencial. Desta forma, cada artigo deve iniciar na página 1. O PDF tem de conter a informação do elocation-ID.  

1.4.1. Como se cria o elocation-id? 

Recomenda-se o uso da letra “e” antes do número de identificação eletrónica para representação de elocation-id. O que coloca depois é opção do(a) editor(a) de cada revista. Alguns(as) editores(as) optam por utilizar o número de submissão do artigo nas plataformas de gestão editorial, como é o caso do OJS. Independentemente da forma como constroem o elocation-id, o que é importante reter é a garantia de que o código utilizado não se repete em outros trabalhos.  

Exemplo de elocation-id: e202201 – ou seja, é o primeiro artigo publicado em 2022.  

1.5. Procedimento de publicação na modalidade contínua 

A adoção da modalidade de publicação contínua (PC) está disponível para todas as revistas que integram a Coleção SciELO Portugal. No entanto, o(a) editor(a) deve comunicar formalmente a decisão à equipa SciELO Portugal () e informar o seguinte: 

  1. A estrutura dos artigos adotada: volume anual e números (quantos números por ano) ou volume anual sem numeração. No primeiro caso, a adoção pode ser iniciada a partir de qualquer número. No segundo caso, a adoção só é possível no início de cada ano. Por este motivo, deve ser indicado em qual ano, volume e/ou número será iniciada a modalidade de publicação contínua. 
  1. O(a) editor(a) deve enviar uma lista ordenada (considerando a ordem em que aparecerão no sumário eletrónico do site) contendo todas as secções que a revista adota e em todos os idiomas que publica. Exemplo: editorial, artigos originais, recensões, etc.   

2. Alterações a efetuar na edição dos trabalhos para adotar a publicação contínua 

2.1. Nos ficheiros PDF 

Como foi referido anteriormente, o PDF tem de conter a informação sobre o elocation-ID. Pode manter a paginação, mas não é sequencial. Desta forma, cada artigo deve iniciar na página 1.  

2.2. Nos ficheiros .docx para marcação

Quando inicia a marcação e clica no botão doc abre o quadro abaixo, no qual tem de colocar informações básicas sobre a revista e o artigo.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é image-2.png

Quanto à informação a inserir nos campos dateiso* e em month/season, tem a ver com o que a revista optou. Exemplo: 

  • Se a revista vai ter um número aberto por ano coloca como dateiso* o ano a que se refere da seguinte forma: 20220000. No campo season a revista deve colocar Jan/Dec. 
  • Se a revista vai ter dois números por ano (junho e dezembro) abertos coloca como dateiso* o seguinte: 
    • Número aberto que corresponde ao período de janeiro-junho: dateiso 20220600 e season como Jan/June. 
    • Número aberto que corresponde ao período de julho-dezembro: dateiso 20221200 e season como Jul-Dec. 

A informação sobre o elocation-ID também tem de ser incluída no campo elocatid. Neste caso, não preenche os campos relativos à primeira e última página.  

O campo artdate (rolling) é preenchido com a data de publicação previsível no website do SciELO Portugal. Os(as) editores(as) não precisam de se preocupar com a data específica, porque se for necessário a equipa SciELO Portugal faz a alteração para a data correta. A data tem de ser inserida da seguinte forma: 20220304 (ano-mês-dia).

2.3. Nos ficheiros XML

Após concluir a marcação do artigo, gerar o XML e validá-lo necessita de introduzir uma tag no ficheiro XML que terá na pasta scielo_package. Por não existir numeração de páginas sequencial é necessário identificar no ficheiro XML a ordem do artigo na edição . Para isso, deve abrir o ficheiro XML num editor (Visual Studio Code, por exemplo) e introduzir a tag <article-id pub-id-type=”other”>xxxxx</article-id> a seguir à tag do DOI. Esta tag deve ser preenchida com cinco dígitos. Isto quer dizer que se pretender identificar um artigo como sendo o primeiro do volume/número ficará 00001 e assim sucessivamente. Pode ver de seguida um exemplo: 

Após introduzir a tag, grave o ficheiro XML e confirme se na pasta scielo_package, além deste ficheiro está o PDF e os ficheiros de imagem, se aplicável. Em caso afirmativo, deverá fazer a validação da pasta no programa XML Package Maker (XPM) e alterar a identificação da pasta scielo_package de acordo com as regras que constam em https://scielo.readthedocs.io/projects/scielo-publishing-schema/pt_BR/latest/narr/regra-nomeacao.html.  

Bibliografia 

SciELO. Guia para Publicação Contínua de artigos em periódicos indexados no SciELO [online]. SciELO, 2019 [cited 19 de maio de 2021]. Available from: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia_pc.pdf 

Seguinte Atribuição Manual de DOI’s na DataCite
Skip to content