Conteúdos
Categorias

Identificadores de Autor – ORCID

Está aqui:
Voltar a Apoio

Este tutorial aborda o identificador de autor ORCID – Open Researcher and Contributor ID e as suas vantagens. Por fim, explora o plugin ORCID Profile que o OJS fornece e como se deve configurar. 

O que é?

O Open Researcher and Contributor ID (ORCID) é um identificador digital persistente, único e gratuito, que permite distinguir um investigador de outro, resolvendo a ambiguidade e a semelhança de nomes de autores e indivíduos, através da atribuição de um único código numérico.


Vantagens

O identificador ORCID traz imensas vantagens, nomeadamente:

  • facilita a gestão das atividades académicas e de pesquisa;
  • correlaciona de forma fácil as atividades, resultados de investigação, publicações e vínculos laborais dos investigadores, facilitando a automatização das atualizações destes dados;
  • garante o reconhecimento do crédito pelo trabalho;
  • resolve o problema da atribuição errada de autoria, a dissociação do nome quando escrito de formas diferentes;
  • possibilita e facilita a integração com outros sistemas internacionais como CrossRef (DOI), Web of Science (Researcher ID), Scopus e Agências de Financiamento, Ciência Vitae, FCT, CNPq, CAPES, etc, o que permite a importação/exportação automática de dados entre os mesmos;
  • é gratuito e pode ser efetuado por qualquer autor.

Como implementar?

ORCID Profile 

Para usar o plugin, o editor precisa em primeiro lugar de ativar o plugin no OJS e depois obter as credenciais da API ORCID no website do ORCID. De seguida, deve configurar o plugin de perfil ORCID no OJS com essas informações.

O ORCID fornece duas APIs diferentes:

  • API pública: gratuita e disponível para qualquer pessoa. Permite que qualquer pessoa obtenha um ID autenticado e leia dados públicos.
  • API de membro: requer associação institucional do ORCID. Além das funcionalidades da API pública, permite que os membros leiam dados de “partes confiáveis” e adicionem / atualizem dados nos registros ORCID.

As revistas que utilizam a API pública podem recolher e exibir IDs de autores e co-autores autenticados no perfil e na página do artigo do OJS. O plug-in também incorpora o ORCID nos metadados do artigo. Por outro lado, as revistas que usam a API Member é-lhes permitido o envio automático dos metadados do artigo para os registros ORCID. Neste último caso, as alterações de metadados num artigo do OJS são refletidas automaticamente no registro ORCID.

Aceda ao seguinte URL para iniciar o processo de obtenção de uma chave para a API ORCID: https://orcid.org/content/register-client-application-2.

Como configurar no OJS?

Depois de obter uma chave de API do ORCID, é possível ativar e configurar o plugin no OJS, acedendo a CONFIGURAÇÕES –> WEBSITE –> PLUGINS. Localizando o plugin ORCID Profile, clique na caixa à direita do nome do plugin para ativá-lo e depois clique na seta azul à esquerda do nome do plugin para exibir “Configurações” e abra Configurações. Preencha as informações sobre sua API ORCID.

Configuração da API ORCID no OJS

Em “Configurações de e-mail”, pode marcar a caixa de seleção “Enviar e-mail para solicitar autorização ORCID dos autores do artigo na publicação de uma nova edição”. Se marcada, o OJS enviará um e-mail automaticamente aos autores que ainda não vincularam seus IDs do ORCID quando o artigo passa para o passo de produção ou quando é publicado, solicitando que eles vinculem os seus IDs.

Anterior Configurar o Plugin DataCite no OJS 3.x
Skip to content