SciELO Portugal e o início da adoção da publicação contínua

8 de Julho, 2022

A Cadernos de Arquivo Municipal é a primeira revista da Coleção SciELO Portugal a adotar a publicação contínua.

A publicação contínua tem vindo a ser promovida no contexto do projeto SciELO Portugal, como uma das formas de resolver o problema com o cumprimento da periodicidade que muitas revistas enfrentam e também como forma de aliviar o processo de gestão editorial.

A publicação contínua é uma nova modalidade de publicação que consiste em publicar o artigo individualmente, logo que seja aprovado, sem necessidade de aguardar pelo fecho de uma edição para publicar os artigos. Por outras palavras, ao adotarem a modalidade de publicação contínua, as revistas deixam de acumular os artigos já aprovados à espera da edição do próximo número e estes ficam imediatamente disponíveis publicamente para consulta e citação.

Se pretender seguir o exemplo desta revista, o PUB IN disponibiliza documentação de apoio sobre a adoção da publicação contínua no contexto SciELO Portugal.

Was this post helpful?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Relacionados

No 1º Encontro PUBIN: revistas e comunicação científica para a ciência aberta, que se realiza no dia 19 de junho, no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, pretendemos dar espaço à comunidade para a partilha de projetos, experiências e boas práticas nos processos de gestão editorial que destaquem publicações inteligentes, inovadoras e integradas.
21 de Fevereiro, 2024
O 1º Encontro PUB IN: revistas e comunicação científica para a ciência aberta realiza-se no dia 19 de junho, em Lisboa. Neste 1º Encontro PUB IN, que se realiza presencialmente em Lisboa, pretendemos reunir a comunidade editorial nacional com o intuito de desenvolver competências técnicas, capitalizar saberes e práticas e promover a partilha de boas práticas. Saiba
14 de Fevereiro, 2024
O webinar “Boas Práticas em Acesso Aberto Diamante” realiza-se no dia 6 de dezembro de 2023 entre as 14h00 e as 15h00. Esta sessão, coorganizada pelo projeto DIAMAS, tem como tema a qualidade e a sustentabilidade de revistas em acesso aberto diamante, ou seja, de revistas que não cobram taxas aos autores nem aos
7 de Novembro, 2023
Skip to content