Encontra-se disponível a nova versão da metodologia de candidatura ao Catálogo 2.0 da Latindex. Esta revisão incorpora algumas mudanças, tais como:
Requisito n.º 5 de candidatura – Transparência sobre cargos e Acesso Aberto: Revistas que são publicadas por instituições privadas ou editoras independentes e que cobrem taxas de qualquer natureza devem estar indexadas no DOAJ ou SciELO. Além disso:
Inclui também aquelas [revistas] que estabelecem tarifas diferenciadas, como pagamentos por revisão acelerada, limites na quantidade de autores ou benefícios económicos para certas empresas. As revistas não devem ocultar ou minimizar informações sobre taxas ou tarifas associadas à publicação; devem explicar para que servem as tarifas e em que momento do processo serão cobradas. As revistas que não cobram taxas de qualquer tipo também devem declarar isso, bem como informar se pretendem estabelecer taxas no futuro.
Característica 16 – Definição sobre autoria externa: Esclarece-se a forma como se considera um documento de autoria externa: “Se um artigo tiver um ou vários autores da instituição ou editora da revista e um ou vários autores de outras instituições, é contabilizado como [documento] externo”.
Característica 21 – Código de ética: Os sites da COPE e da ICJME devem estar hiperligados no texto. Da mesma forma, é adicionada a Declaração de Heredia¹ sobre o uso responsável da inteligência artificial na comunicação científica, reconhecendo a importância de orientar o uso ético de ferramentas algorítmicas nos processos editoriais.
A nova versão tem data de 18 de junho de 2025.
¹ A Declaração de Heredia (ou The Heredia Declaration) refere‑se a um conjunto de princípios destinados ao uso responsável da inteligência artificial (IA) no âmbito da publicação científica. Trata‑se de um documento elaborado por vários autores da Universidade Nacional da Costa Rica, publicado em janeiro de 2024 na Revista Electrónica Educare.