Latindex publica nova versão da sua metodologia de candidatura ao Catálogo 2.0

7 de Agosto, 2025

Encontra-se disponível a nova versão da metodologia de candidatura ao Catálogo 2.0 da Latindex. Esta revisão incorpora algumas mudanças, tais como:

Requisito n.º 5 de candidatura – Transparência sobre cargos e Acesso Aberto: Revistas que são publicadas por instituições privadas ou editoras independentes e que cobrem taxas de qualquer natureza devem estar indexadas no DOAJ ou SciELO. Além disso:

Inclui também aquelas [revistas] que estabelecem tarifas diferenciadas, como pagamentos por revisão acelerada, limites na quantidade de autores ou benefícios económicos para certas empresas. As revistas não devem ocultar ou minimizar informações sobre taxas ou tarifas associadas à publicação; devem explicar para que servem as tarifas e em que momento do processo serão cobradas. As revistas que não cobram taxas de qualquer tipo também devem declarar isso, bem como informar se pretendem estabelecer taxas no futuro.

Característica 16 – Definição sobre autoria externa: Esclarece-se a forma como se considera um documento de autoria externa: “Se um artigo tiver um ou vários autores da instituição ou editora da revista e um ou vários autores de outras instituições, é contabilizado como [documento] externo”.

Característica 21 – Código de ética: Os sites da COPE e da ICJME devem estar hiperligados no texto. Da mesma forma, é adicionada a Declaração de Heredia¹ sobre o uso responsável da inteligência artificial na comunicação científica, reconhecendo a importância de orientar o uso ético de ferramentas algorítmicas nos processos editoriais.

A nova versão tem data de 18 de junho de 2025.

¹ A Declaração de Heredia (ou The Heredia Declaration) refere‑se a um conjunto de princípios destinados ao uso responsável da inteligência artificial (IA) no âmbito da publicação científica. Trata‑se de um documento elaborado por vários autores da Universidade Nacional da Costa Rica, publicado em janeiro de 2024 na Revista Electrónica Educare.

Was this post helpful?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Relacionados

A partir de 2025, o Directory of Open Access Journals (DOAJ) atualizará os seus critérios de integração que constam no Guide to Applying, trimestralmente. O registo de alterações no final da página acompanha o histórico de versões dos critérios e também destaca as alterações mais recentes. Na atualização anterior, em março de 2025, foram
31 de Julho, 2025
Contexto  No âmbito da promoção da ciência aberta, da transparência na revisão por pares e da redução de custos no sistema de publicação científica, está a ser lançado um piloto nacional com o objetivo de convidar revistas científicas portuguesas a tornarem-se PCI Friendly Journals.  Esta iniciativa surge em articulação com a plataforma internacional Peer
11 de Junho, 2025
O DOAJ – Directory of Open Access Journals – está a transformar-se numa nova entidade legal, a Fundação DOAJ, entidade sem fins lucrativos, com nova sede na Dinamarca. Segundo comunicado oficial, essa transição garantirá sustentabilidade, simplificação organizativa e uma governação comunitária mais robusta. Para dirigir essa nova organização, foi estabelecido um novo Conselho da Fundação
16 de Abril, 2025
O Public Knowledge Project (PKP) lançou um questionário sobre o uso do Open Journal Systems (OJS) pelas revistas. Os objetivos são entender os desafios enfrentados pelas revistas e desenvolver estratégias para melhor apoiar a publicação em acesso aberto. Por que participar?Os resultados contribuirão para recomendações que podem aprimorar o desenvolvimento do OJS e apoiar
16 de Abril, 2025
Skip to content