How Can We Help?

Conteúdos
Categorias

Publicação de ahead of print no SciELO Portugal 

Está aqui:
Voltar a Apoio

O Ahead of Print (AOP) é uma publicação provisória sem identificação de número e volume, que será publicado, posteriormente de forma definitiva e com os ajustes de composição e paginação no momento da inserção do artigo no número e volume correspondente. Embora a publicação de AOP acelere o processo de comunicação dos resultados de investigação, recomenda-se a adoção da publicação contínua. 

  1. A identificação, envio e estruturação dos artigos Ahead of Print.   

A metodologia SciELO identifica e estrutura os artigos AOP da seguinte forma:   

1.1. Os artigos são enviados após publicação ao SciELO Portugal por lotes, através do email . A constituição de cada lote (por um ou mais artigos) fica a critério de cada editor(a), assim como quando realiza o envio de artigos para publicação. 

1.2. Os textos dos artigos devem ser enviados ao SciELO Portugal em ficheiros nos formatos XML e PDF (e imagens, se houver). Os textos em XML devem estar de acordo com o SciELO Publishing Schema (SPS).   

1.3. Os artigos em AOP não podem conter dados relativos a volume, número, paginação e data de publicação. Apenas se menciona o ano de publicação. O AOP não tem paginação sequencial, pelo que se optar pela sua inserção será apenas para controlo da qualidade de páginas para impressão, sendo que cada artigo inicia na página 1. Os PDF’s têm de conter a indicação de que se trata de “Ahead of Print” no cabeçalho ou no rodapé. Veja o exemplo seguinte: 

Figura 1: Cabeçalho ou rodapé de AOP nos ficheiros PDF. 

1.4.  A identificação dos ficheiros XML e PDF segue a regra seguinte: 

ISSN-acrónimodarevista-sufixoDOI 

Exemplo:  

2183-0452-rpe-rpe.24860 

Neste exemplo, o ISSN da revista é 2183-0452, o acrónimo é rpe e o DOI é 10.21814/rpe.24860. Relembro que o Digital Object Identifier (DOI) é constituído por duas partes: 

  • Prefixo: antes da barra que identifica a instituição/revista que faz o depósito. 
  • Sufixo: depois da barra que identifica o documento em si. 

Portanto, se o DOI é 10.21814/rpe.24860 o prefixo é 10.21814 e o sufixo é rpe.24860. 

1.5. A identificação das pastas que contêm os ficheiros para publicação segue a regra seguinte: 

ISSN-acrónimodarevista-naheadlote 

Exemplo: 

2183-0452-rpe-nahead0124 

Neste exemplo, o nahead0124 corresponde ao primeiro lote do ano de 2024, pelo que é 0124.  

2. Alterações a efetuar na edição dos trabalhos para publicar AOP 

2.1. Nos ficheiros PDF  

Como foi referido anteriormente, o PDF tem de conter a informação de que se trata de um ficheiro AOP como mostra a figura 1.  Pode manter a paginação, mas não é sequencial. Desta forma, cada artigo deve iniciar na página 1.   

2.2. Nos ficheiros .docx em marcação 

Quando inicia a marcação e clica no botão doc abre o quadro abaixo, no qual tem de colocar informações básicas sobre a revista e o artigo. 

Quanto à informação a inserir nos campos dateiso* e em month/season, siga o seguinte exemplo: 

– o campo issueno é preenchido com “ahead of print”. 

– coloca como dateiso* o ano a que se refere da seguinte forma: 20240000. No campo season a revista deve colocar Jan/Dec. 

– o campo ahpdate tem de ser preenchido como a data de publicação do AOP. A data tem de ser inserida da seguinte forma: 20240304 (ano-mês-dia). 

NOTA: Atenção ao doctopic que coloca, na medida em que posteriormente não será permitida a sua alteração.  

2.3. Nos ficheiros XML 

Após concluir a marcação do artigo, gerar o XML e validá-lo necessita de introduzir uma tag no ficheiro XML que terá na pasta scielo_package. Por não existir numeração de páginas sequencial, é necessário identificar no ficheiro XML a ordem do trabalho na edição. Para isso, deve abrir o ficheiro XML num editor (Visual Studio Code, por exemplo) e introduzir a tag <article-id pub-id-type=”other”>xxxxx</article-id> a seguir à tag do DOI. Esta tag tem de ter 5 dígitos

Pode ver de seguida um exemplo: 

  • Se pretender colocar a tag no primeiro artigo de revisão de uma edição, o que deve colocar nesta tag é 00101, por exemplo. Se, por acaso, tiver dois artigos de revisão, o segundo terá a ordem 00102 e assim sucessivamente. 
  • Se pretender colocar a tag no primeiro artigo original da edição, deve colocar a ordem 00201, por exemplo. No segundo artigo original 00202 e assim sucessivamente. 

Após introduzir a tag, grave o ficheiro XML e confirme se na pasta scielo_package, além deste ficheiro está o PDF e os ficheiros de imagem, se aplicável. Em caso afirmativo, deverá fazer a validação da pasta no programa XML Package Maker (XPM) e alterar a identificação da pasta scielo_package de acordo com as regras que constam em https://scielo.readthedocs.io/projects/scielo-publishing-schema/pt_BR/latest/narr/regra-nomeacao.html.   

3. Procedimento para transferência de um ficheiro AOP para um número regular 

A responsabilidade por controlar o fluxo de publicação dos ficheiros AOP é dos editores. É obrigatório que a inclusão dos artigos nos números regulares ocorra no mesmo ano de publicação do AOP. A equipa SciELO Portugal deverá ser informada sempre que os artigos já publicados como AOP forem incluídos num número regular. Após isto, os editores têm de enviar uma pasta com TODOS os ficheiros XML e PDF’s (e imagens, se aplicável) com a introdução dos dados da publicação definitiva (volume, número, data de publicação, paginação, etc). 

A identificação destes ficheiros segue as regras de identificação dos artigos que é apresentada aqui: https://scielo.readthedocs.io/projects/scielo-publishing-schema/pt-br/latest/narr/regra-nomeacao.html

Skip to content